segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Jovens de Angra falam sobre o 10° ENPJ

Os Jovens de Angra que foram e participaram do Encontro Nacional da PJ em Maringa, que aconteceu de 08 a 15 de Janeiro de 2012, contam como foi a esperiência vivida dos 7 dias de encontro com a juventude de todos os cantos desde nosso imenso país.

LUAN DUTRA

Participar do 10º ENPJ foi de uma riqueza muito grande. Lá, pude conhecer um pouco mais sobre PJ, quando nós achamos que conhecemos a PJ, é participando de um encontroa esse nível que descobrimos que o que conhecemos é apenas uma pequena parte. Conhecer jovens de todo o Brasil que comungo da mesma ideia, dos mesmos sonhos e mesmas lutas; só que com pensamentos diferentes; é de um aprendizado imenso. O ENPJ nos mostrou que para sermos Igreja Jovem precisamos: “SER O QUE DEVO SER, PARA AGIR COMO DEVO AGIR”, tentar transformar a sociedade em uma sociedade mais igualitária, sair de dentro da Igreja (templo), dar testemunhos felizes.
Uma das frases que mais me marcou foi: “TEMOS QUER SER O PRESENTE PARA CONSTRUIRMOS O FUTTURO” – Dom Pedro Casaldáliga.
No ENPJ eu pude conhecer mais sobre os projetos nacionais e entende-los um pouco, sobre identidade pastoral, e conhecer pessoas como Carmen Lúcia Teixeira, Dom Cinésio e Hilário Dick é simplesmente renovar nossas forças para continuar na caminhada, porque são pessoas que lutaram e continuam lutando pela causa da juventude.
Um dos momentos que mais me emocionei foi escutar Hilário Dick falando de identidade pastoral, de o que é ser pastoral da juventude; e só pra constar, ele estava muito emocionado;
“Celebrar a Eucaristia é beber e comer a nossa Utopia” Pr. Hilário Dick
Finalizando digo que o ENPJ é um momento de aprendizado, conhecimento, celebração, experiência e testemunho dessa linda juventude da PJ, que “COMUNGA DA LUTA SOFRIDA DE UM POVO QUE QUER TER VOZ, TER VEZ LUGAR”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário