terça-feira, 18 de setembro de 2012

RECICLAGEM DE ALIMENTOS


  Reciclar alimentos é uma alternativa barata e prazerosa, é o caminho para o combate à fome e a miséria. Na reciclagem de alimentos e aproveitamento de restos vegetais encontra-se saúde de uma forma barata e econômica.
 
Escolher uma dieta saudável é um pouco complicado no início, visto os costumes e conceitos alimentares que a pessoa traz consigo. No entanto, à medida que se conhece os alimentos e sua composição, tudo fica mais fácil.
Considerando-se que o corpo necessita de uma alimentação balanceada para se desenvolver e que na maioria das vezes isso não ocorre, uma das alternativas, fácil e barata, é a reciclagem e o reaproveitamento de restos vegetais normalmente jogados no lixo.
Para tanto, precisa-se primeiro deixar de lado preconceitos e costumes que, por vezes, trazemos de berço.
Num mundo como de hoje, onde e economia caseira é imperativa, a alimentação alternativa serve para diminuir os gastos com alimentação.
Deve-se acostumar mais a tomar chás naturais, sucos de frutas e deixar de lado os produtos industrializados, por vezes menos nutritivos e saudáveis.
A alimentação alternativa a que se refere aqui consiste no aproveitamento total dos alimentos, mormente os vegetais.
Se observar a rotina da dona de casa, ver-se-á que geralmente ela descasca, por exemplo, a abóbora antes de cozinhá-la. No entanto o seu cozimento com a casca impede que nutrientes importantes se percam. Por outro lado, a água do cozimento, que geralmente é desprezada, pode ser aproveitada para a confecção de sopas e sucos. Outro procedimento seu é retirar e jogar no lixo as folhas da beterraba, da cenoura e de outros vegetais. Acontece que essas mesmas folhas ou cascas que são jogadas no lixo podem ser aproveitadas para se fazer bolinhos, tortas salgadas ou doces, sopas e caldos. Mesmo o brócolis, totalmente aproveitável em outras sociedades, no Brasil dele só é usada a inflorescência. O mesmo acontece com o couve-flor e o espinafre, cujo talo é normalmente desprezado.

Veja Também:
Juventude realiza feira de comidas que utilizam reciclagem de alimentos no Dia da Unidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário