terça-feira, 30 de outubro de 2012

Dia Nacional da Juventude na Diocese de Itaguaí



Aconteceu neste domingo (28), na Paróquia de Santa Teresinha em Piranema, Itaguaí-RJ, o DNJ (Dia Nacional da Juventude), encontro este que propõe a unidade e a confraternização, mostrando a força da juventude católica. Lá se encontravam jovens das cidades de Parati, Angra dos Reis, Mangaratiba, Itaguaí e Seropédica, todos reunidos num mesmo propósito que corresponde ao tema do encontro: "Juventude e Vida". Inspirados pelo lema: "Qual vida vale a pena ser vivida", os jovens foram mostrar aquela comunidade e ao mundo que aquela vida "é a que vale a pena ser vivida", a vida de seguir os ensinamentos de Cristo.
 
O encontro reuniu cerca de 700 jovens de movimentos e pastorais ligados à juventude da Diocese de Itaguaí, contando com participação marcante do regional PAR. Na abertura do encontro D. José Ubiratan Lopes presidiu a Santa Missa, durante sua homília reforçou a importância de uma juventude missionária. Após a missa tivemos apresentações de diversas bandas católicas da diocese, destacando uma atenção especial a Banda Nova Geração formada por crianças que já se comprometendo que o propósito missionário desde cedo, onde era possível ver a surpresa e alegria estampada no rosto dos que assistiam a apresentação da banda. Observando também a contribuição que a Banda Luz da Nação deu na animação do evento, representando a regional PAR no rodízio de bandas que aconteceu durante o DNJ.

Seguindo a programação do evento, na parte da tarde tivemos apresentações com o Grupo de dança Davi da Paróquia Cristo Rei e um esquete musical apresentada pela PJ da Paróquia N. S. Aparecida. Vale lembrar ambos grupos são de Angra dos Reis, onde a juventude católica desempenha muita bem esse trabalho artístico na região. “Incentivos de alegria e motivação não faltaram, mesmo porque, no palco as atividades não paravam. Nas apresentações dos grupos artísticos de Angra se fizeram notórias as emoções explodindo no público, lágrimas escorriam e arrepios eram sentidos.” Ressaltou Pedro Linhares da Equipe de comunicação da Pastoral da Juventude.

E como não podia faltar num bom DNJ, a galera da Pastoral da Juventude puchou e animou diversas atividades culturais como rodas de samba, capoeira e futebol, para trazer a importância dessas atividades para que nossa juventude não se perca a tantas outras coisas que "não valem a pena serem vividas."

O calor também marcou presença forte ao DNJ esse ano, o suor escorria na face dos jovens, isso não foi motivo de desânimo, pelo contrário quanto mais calor fazia mais se animavam, sobretudo nos momentos em que o caminhão pipa jogava água sobre o povo, era mais um momento de euforia. “Água para refrescar teve bastante, mas para beber ficou a desejar. Não houve pontos de distribuição de água potável, tínhamos que enfrentar fila do caixa e em seguida ir para uma outra tenda onde a água era vendida. Para o próximo seria bom uma forma de distribuição gratuita desse líquido precioso, principalmente se o calor for parecido como o desse ano.” Disse Alex de Almeida, secretário do regional Leste 1 da Pastoral da Juventude

Finalizando esse belíssimo encontro duas bandas do cenário católico subiram ao palco e contagiaram toda aquela juventude que passou o dia em baixo de sol quente, de onde já não era possível arrumar forças, surgiu, a juventude católica pulava, cantava e rezava nas apresentações das bandas Frutos Medjugorje e The Flanders.

Vendo a importância da evangelização da juventude, Dom José Ubiratan conversa com a equipe de comunicação da PJ Angra e envia uma mensagem para a juventude onde ele responde: "Qual vida vale a pena ser vivida?"


Nenhum comentário:

Postar um comentário