terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Abertura da Campanha da Fraternidade em Angra


“Eis-me aqui, envia-me Senhor”

Após 21 anos da Campanha da Fraternidade de 1992, que abordou como tema central a juventude, a CF 2013, na sua 50ª edição, vem mais uma vez trazer a preocupação com a mesma. Assim no dia 26 de Janeiro deste ano nos reubimos no Convento do Carmo, no Centro de Angra dos Reis, para dar abertura oficial a este tempo de reflexão com o tema  “Fraternidade e Juventude”.



Com cerca de 120 pessoas, das diversas paróquias de Angra dos Reis e Parati, o encontro de abertura da CF-2013 teve como novidade, a presença maciça da juventude, juventude esta que se mostrou comprometida e quer ser Igreja viva junto a comunidade.

As atividades começaram as 09hs com um delicioso café da manhã servido pela paróquia que nos acolhia. Desde já, fica um agradecimento especial a Frei Fernando e toda Paróquia de N. S. da Conceição que tão bem nos acolheram. Pe Cícero, coordenador do Regional, deu as boas vindas e nos convidou a rezarmos juntos para dar início aos trabalhos.

Para introduzir o tema central da CF, Juventude, Pe Jefferson da Arquidiocese do Rio e Diretor do Setor Pré-JMJ, foi convidado para fazer a explanação dos objetivos a qual a CF quer alcançar e apontar pistas de ações para que as paróquias tenham um “norte” de como trabalhar esta temática e como alcançar esses objetivos.

Em seguida, a juventude propôs que as paróquias pudessem se reunir entre si e que pudessem ver a realidade a qual os trabalhos com a evangelização da juventude caminham. Usando a metodologia “Que bom! Que pena! Que tal!” Padres, jovens, comunidades e agentes pastorais, vivenciaram um pouco de como a juventude a vista e trabalhada dentro da paróquia.


Ao final, ficou o desejo de voltar para suas comunidades e falar, trabalhar e viver esta juventude. Muitos desafios e obstáculos foram descobertos, mas de uma coisa ficamos certos: é urgente a evangelização da nossa Juventude. Portanto, coragem e vamos a luta!



Baixe o arquivo em slides apresentado pelo Pe Jefferson durante a palestra AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário