quinta-feira, 31 de julho de 2014

Uma Reforma Política urgente



“Felizes o que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados” (Mt5,6)

Se pararmos para pensar um pouco vamos perceber que a baixa qualidade do transporte público, a crescente violência urbana, a deficiência na educação, a precariedade da saúde publica, a carência de esporte e lazer para a juventude e a falta de terra para os trabalhadores que precisam são alguns dos inúmeros problemas sociais que o povo brasileiro sofre há muito tempo.

Por que tais problemas nunca são resolvidos? Porque a solução deles depende da aprovação de muitas reformas como a reforma urbana, a reforma agrária, a reforma tributária e a reforma política. Todas elas precisam ser aprovadas no Congresso.

Mas o Congresso Nacional do Brasil impede que tais reformas sejam aprovadas. Isto porque ele representa os interesses da minoria da sociedade, assim, as necessidades da maior parte da população nunca são atendidas.
 
Mensagem da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB: A luta pela reforma política é a maneira de os cristãos se colocarem contra um difuso sentimento de decepção e descrença na política institucional que paira na sociedade. Pesquisas têm indicado uma baixa confiança da população nos poderes instituídos da República. Duvida-se da honestidade de todos os políticos, nivelando-os por baixo. Desconfia-se dos programas partidários e, mesmo que haja tais programas, não se acredita que os políticos sejam fiéis a eles e demonstrem coerência. Com frequência, esse clima tem levado o cidadão à sensação de que votar não adianta nada e de que a participação política é inútil. Tal atitude, porém, gera um círculo vicioso: o cidadão não participa porque as estruturas do País não correspondem aos interesses do povo; no entanto, tais estruturas não vão mudar sem sua participação. É necessário evitar, a todo custo, o desalento e encontrar oportunidades de agir em favor de mudanças consideradas como necessárias. (52° Assembleia Geral da CNBB)

Assim, encabeçada pela CNBB e OAB, nasce a Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas que é o resultado de uma ação conjunta, que hoje conta com mais de 100 entidades da sociedade civil, que no dia 28 de Agosto de 2013, em reunião na CNBB, aprovaram o Manifesto da Sociedade Civil por uma Reforma Política Democrática e a proposta de projeto de lei de iniciativa popular, com o objetivo de impulsionar uma campanha “cívica, unificada e solidária” para efetivar a Reforma Política e fortalecer os meios para alcançar a democracia direta.

O projeto de iniciativa popular da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas apresenta um sistema de representação política mais identificado com a maior parte da sociedade.


Nosso objetivo é coletar mais de 1,5 milhão de assinaturas (1% dos eleitores) para que a proposta se torne um projeto de lei de iniciativa popular, uma lei de reforma política e, que ela se torna um caminho seguro para coibir a corrupção e sua abominável impunidade, que corroem instituições do Estado brasileiro e a vida do nosso povo. Baixe o formulário e contribua você também com este projeto.

Veja mais notícias sobre em http://www.reformapoliticademocratica.org.br 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário