segunda-feira, 17 de outubro de 2016

A Diocese de Itaguaí volta a celebrar o DNJ

   Depois de ficar um ano sem celebrar o Dia Nacional da Juventude, ontem, 16, a juventude da Diocese de Itaguaí voltou a se reunir e celebrar este dia. O encontro aconteceu nas terras de Conceição de Jacareí, Distrito de Mangaratiba e teve como temática "Juventude e nossa casa comum" e o lema "Vou criar um novo céu e nova Terra" (Is 65,17).


   Inspirados na encíclica “Laudato Si" do Papa Francisco, o cuidado da "nossa casa comum”, nos convida a pensar e dialogar acerca das condições de vida e sobrevivência de uma sociedade no ambiente em que ela está inserida. É o que denominamos de ecologia integral, onde nos colocamos como parte da natureza

   Assim, começamos o dia celebrando a Santa Missa junto a comunidade local e logo em seguida, fizemos uma roda de conversa acerca do cuidado da nossa casa comum, onde refletimos sobre a grave situação em que se encontra o nosso meio ambiente, o que tem causado tal devastação e como podemos ser agentes transformadores desta realidade.

   Após este momento de alimento espiritual e tomada de consciência, ocupamos as ruas e saímos em caminhada pelas ruas de Conceição com o objetivo de levar este debate para aqueles e aquelas que ainda não refletiram a importância de cuidarmos da nossa "casa comum. Logo que chegamos a praia, com ela lotada de turistas, fizemos o ato de recolhermos o lixo deixado nas areias, com os objetivos de cuidado com o meio ambiente e como ato simbólico para os turistas perceberem a importância de zelar por aquilo que é de todos.


Após o almoço pudemos voltar a praia para desfrutar desta maravilha que o Senhor nos entregou para usar e sermos responsáveis por zelar. Assim, encerramos este dia com muito esporte e música, já ansiosos para nos reencontrarmos no próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário