terça-feira, 25 de junho de 2013

Chegada dos Símbolos da JMJ na Diocese de Itaguaí

A Diocese de Itaguaí está em festa com a chegada da Cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora na região. Neste domingo, 23 de junho, data que marcou a contagem regressiva dos 30 dias que antecedem a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, os símbolos foram acolhidos na cidade de Seropédica (RJ). Após uma semana de peregrinação pela Diocese de Nova Iguaçu, eles agora percorrerão as paróquias e instituições da Diocese de Itaguaí, penúltima do país a recebê-los antes de chegarem à cidade-sede da JMJ.

A entrega dos símbolos ocorreu no quartel do Exército em Paracambi, onde os jovens de Nova Iguaçu fizeram a passagem da Cruz aos jovens de Seropédica. Antes dos símbolos partirem para o município, eles foram acolhidos pelos soldados do exército.
Os símbolos foram levados para a Paróquia de Santa Terezinha onde uma multidão os aguardava. No fim da tarde, a Cruz e o ícone saíram em procissão pelas ruas de Seropédica. Uma missa campal foi celebrada pelo bispo de Itaguaí, Dom José Ubiratan. Na sua homilia, ele ressaltou o papel da juventude na construção de uma sociedade melhor. 

“É um tempo de graça, vocês são jovens não só do futuro, mas do presente também. A Igreja confia muito em vocês para a construção do nosso futuro, que ele seja um futuro próspero, de esperança, progresso, alegria, paz e evangelização. Abramos o nosso coração e recebamos Jesus e Maria com muita alegria. Queremos agradecer a Deus a visita desses sinais sagrados que nos prepara para a Jornada Mundial da Juventude”, disse. 

A programação de acolhida dos símbolos na Diocese foi encerrada com o show do cantor Tony Allisson e com a apresentação da quadrilha junina realizada pelos jovens da cidade. A peregrinação pela Diocese de Itaguaí prossegue até o dia 06 de julho, quando finalmente chega à cidade do Rio de Janeiro. 

“Estávamos muito ansiosos com visita dos símbolos da JMJ. É uma responsabilidade muito grande entregá-los à anfitriã da grande festa. É uma experiência emocionante receber os símbolos, algo que reaviva, ainda mais, a nossa juventude”, disse o padre Luiz Antônio Dorneles Soares, responsável pelo Setor Juventude da Diocese de Itaguaí. 

Fonte: Rocélia Santos
Pascom, Arquidiocese do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário