quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Jovens participam da FLeP em Paraty

No último domingo (2), aconteceu, na paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Paraty, a Formação Leiga da Pastoral da Juventude (FLeP). O evento foi organizado pelo projeto diocesano Caminhos da Esperança, cujo objetivo era apresentar e explicar como se organiza a Pastoral da Juventude.

O dia começou com o café da manhã partilhado e Ofício Divino da Juventude, na praça do centro histórico. Em seguida, os participantes foram para a igreja, deram início ao encontro de forma bem descontraída e partilharam o pensamento sobre "O que é a PJ para mim?". 

Luan Dutra, do Grupo Jovem Caminho Novo, palestrou sobre como a PJ se organiza e se divide dentro do Brasil e sobre o que é o grupo jovem e qual sua importância dentro da pastoral: "sem a base, não existe coordenação diocesana, nem nacional. O grupo jovem é a base.", disse ele.

Na hora do almoço, os jovens foram guiados até a cantina paroquial, onde desfrutaram de uma saborosa refeição, servida pela paróquia, e puderam se conhecer melhor. Em seguida, voltaram para a igreja e participaram da palestra de Adelaine Oliveira e Glaziele Conçule, que falava sobre viver em comunidade. "A gente precisa entender e ajudar os outros para chegarmos ao mesmo objetivo, mesmo que de maneiras diferentes, isso é comunidade.", disse Adelaine. 

Alex Almeida, do Grupo Jovem Efatá, apresentou os 5 passos fundamentais da PJ: ver, julgar, agir, rever e celebrar. Por volta das 17h, a equipe do Mística encerrou o encontro com Pai Nosso dos Mártires. 

O dia foi repleto de dinâmicas e momentos de descontração, aumentando e fortalecendo as amizades e incentivando uma maior interação entre as paróquias que se encontravam lá.

O FLeP da Juventude aconteceu, no mês passado, em Itaguaí e Angra e, no último fim de semana, em Paraty, levando momentos de aprendizado para toda a Diocese de Itaguaí.


Fonte: Gabrielle de Castro
Fotos: Lucas Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário