sexta-feira, 6 de março de 2015

Aconteceu o CDL 1° Nível Diocesano

Com o objetivo de começar um processo de ação para potencializar o crescimento de líderes com dedicação, com clareza de visão e metodologia para trabalhar com outros jovens, é que o Projeto Caminhos de Esperança da Pastoral da Juventude da Diocese de Itaguaí, realizou no final de semana de 27 de Fevereiro a 01 de Março, no Centro de Formação de Conceição de Jacareí, o Curso de Dinâmica para Líderes (CDL) 1° Nível.


“O líder não nasce, se faz”. Foi nesta certeza que trabalhamos todo o final de semana que começou com a chegada dos cursistas na noite do dia 27 de Fevereiro, onde foram apresentadas os objetivos do curso e se iniciou o bloco sobre a “Janela de Johari”. Com o término das atividades do dia, os cursistas foram encaminhados para a casa de paroquianos que acolheram cada jovem com muito carinho e atenção em suas casas.
 

Ao amanhecer de sábado, após as divisões de tarefas, tivemos a assessoria da ex-coordenadora Nacional da Pastoral da Juventude, Renatinha Mendes que veio de Duque de Caxias para conduzir o bloco “Dinâmicas de Grupo”. Após o almoço trabalhamos “a dignidade da pessoa humana”, onde nossa assessora leiga diocesana, Fernanda Barbosa contribuiu para o enriquecimento deste momento. Ao final da tarde, podemos contar com o Frei Janício que tratou da temática “Cristo e ser cristão”, trazendo assim a pessoa de Jesus como reflexo no dia-dia de um líder.
 

Terminamos nossa dia com uma linda mística que nos fez refletir um pouco de nós mesmos e nossas relações. Após tivemos uma noite de jogos, onde a juventude pode cantar no karaokê, jogar xadres, cartas, uno e outros jogos e se deliciar numa farta mesa de caldo e frios.
 

“Igreja e Comunidade”, foi neste clima que começamos a manhã de domingo com a contribuição do nosso assessor leigo da PJ Leste 1, Julio Silva. Com a entrega dos Certificados de conclusão do CDL 1° Nível, os agora formados e as equipes de trabalho já foram se preparando para a Santa Missa de Compromisso de encerramento do Curso que foi presidida pelo Padre Camilo.
 

Durante a Santa Missa foi anunciado o chamado de 5 formandos para se colocarem a serviço do Projeto Caminho de Esperança, sendo eles: Eduardo Moreira de Paraty, Victória Fernandes do Balneário, Iago de Almeida do Centro de Angra, Mariana Ribeiro de Conceição de Jacareí e Eduardo Akira de Itaguaí. Os mesmos assumiram o compromisso, onde o Padre Camilo, e todos os presentes, fizeram o envio dos mesmo a esta missão. Chegando ao término da celebração, o celebrante abençoou os anéis de tucum que foram entregues para todos os formando como compromisso na construção de um reino mais justo e fraterno, ou seja, construtores da tão sonhada civilização do amor.



Vejam todas as fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário